12 Junho de 2017

Como criar campanhas de Google Adwords

O Google Adwords é sem dúvida o modelo de publicidade mais popular entre os anunciantes. Quando se fala em anunciar na internet, criar campanha Adwords é a primeira opção que vem à cabeça da maioria dos diretores, gerentes e consultores de marketing, porém, trabalhar com o desenvolvimento de campanhas de links patrocinados não é tão simples assim.

A criação de uma campanha no Google Adwords envolve muitas ações que são extremamente importantes, uma delas é analisar a concorrência do seu negócio ou do seu cliente.

Neste artigo, vou apresentar várias ações que vão te mostrar como criar campanhas  de Adwords. Com certeza, essas ações vão fazer uma diferença enorme na performance e na entrega de resultados e na maneira de como aumentar vendas pela internet.

Como criar campanhas de Adwords: 10 dicas

1- Analisar a concorrência

Analisar a concorrência nem sempre é uma tarefa fácil, porém, essa etapa é a base de como criar uma campanha no Google Adwords.

O diagnóstico deve ser feito com muita atenção, analisando os concorrentes diretos e indiretos, a fim de não deixar passar nada despercebido.

Para analisar o que os seus concorrentes estão fazendo, você pode inserir as palavras-chave que geram pesquisa ao seu serviço ou produto e encontrar quais são as empresas que estão posicionadas na publicidade online do Google Adwords.

Depois de fazer uma pesquisa por palavras-chave, analise também como cada concorrente trabalha o texto do seu anúncio, fazendo isso você começa a ter uma ideia de como produzir o anúncio da sua empresa e também testar no decorrer da campanha qual anúncio chama mais atenção, gera mais cliques e conversões.

Veja abaixo como podemos exemplificar essas etapas e como fazer uma campanha de Google Adwords:

Encontrando palavras-chave

como criar campanhas google adwords

Novas ideias de palavras-chave

como criar campanhas google adwords

Pesquisando anúncios de concorrentes

como criar campanhas google adwords

Você também precisa estar atento às extensões de anúncios que os seus concorrentes utilizam, sejam links para outras páginas relevantes do site, frases em destaque, telefones, entre outras opções.

Lembre-se: As extensões de anúncio aumentam a visibilidade do seu site, criando um engajamento maior com o seu público. Com esse recurso, é possível exibir informações comerciais adicionais no anúncio, inserir um endereço, classificação da loja e também as outras opções que apresentei no parágrafo acima.

2- Planejador de palavras-chave

O planejador de palavras-chave do Google Adwords será o seu grande aliado na hora de escolher as melhores palavras-chave ao criar campanhas de Adwords.

Nem sempre a palavra-chave que você imagina será a mais pesquisada pelos usuários no gigante de buscas. Ou até mesmo, não tem o volume de busca suficiente para aumentar o tráfego e a conversão no seu site.

Para acessar o Keyword Planner do Google Adwords, clique aqui!

O planejador de palavras-chave vai apresentar diversas sugestões, que talvez, nem tivessem passado pela sua cabeça ou estivessem dentro de um planejamento inicial. Por isso, ele será o seu braço direito no desenvolvimento das campanhas e você não pode deixar essa ferramenta de lado.

Além das sugestões de palavras-chave, o Keyword Planner, vai apresentar o volume de busca, o custo médio e também a concorrência de cada palavra-chave.

É interessante saber que o planejador de palavras-chave também pode ser usado para ajudar na gestão de conteúdos para blogs, se tornando uma ferramenta de presença importante em diversos pontos do plano de marketing de uma empresa.

3- Planeje o orçamento ao criar campanha Adwords

Para que sua campanha tenha sucesso, é necessário saber planejar da maneira correta o orçamento que sua empresa vai disponibilizar para os anúncios de publicidade online.

Mesmo com um baixo investimento é possível criar campanhas de Adwords, porém, você terá escolher as palavras-chave de maneira bem cuidadosa, dando atenção até aos menores detalhes.

O orçamento no Google Adwords é que vai manter a sua publicidade no ar e disponível para os usuários clicarem e conhecerem seu produto ou serviço.

Analisar o orçamento é crucial para o andamento da sua campanha, sem essa análise detalhada, você corre o risco de perder dinheiro e assim culpar o Google Adwords pelo desempenho ruim com os anúncios de publicidade online.

Dica: Para fazer um cálculo mensal do orçamento, divida por 30 dias, e vai-se chegar ao valor máximo a ser pago por dia, caso a campanha seja apenas por dias úteis, divida por 22 dias.

4- Escolha uma localidade e horário de exibição

Não tem como fazer campanha de Google Adwords com bons resultados sem escolher um local de exibição adequado.

Por exemplo: se você atende apenas o estado de São Paulo, não tem necessidade de fazer uma campanha em todo Brasil. Porém, se sua empresa atende o Brasil todo, é importante fazer um anúncio específico para cada região e ainda elaborar lances específicos para cada cidade ou estado.

Os horários de exibição também precisam ser definidos ao criar campanhas Adwords. Se a sua empresa atende apenas em horário comercial, não tem motivo para deixar o anúncio aparecendo 24 horas, se isso acontecer ainda corre o risco de perder dinheiro investido.

Ao planejar sua campanha, você já deve pré definir o horário e os locais de exibição do seu anúncio, assim você vai evitar cliques em locais e em horários que podem custar no seu orçamento diário.

5- Defina as suas estratégias

A definição de estratégia é fundamental para atingir a sua expectativa diante da sua campanha, ou pelo menos, apresentar os objetivos e metas que deseja atingir.

Jamais se deve criar uma campanha de Google Adwords apenas por criar ou para ter um anúncio no Google, só porque os seus concorrentes fazem o mesmo.

Projete sua campanha para aumentar a receita e o faturamento da sua empresa de uma maneira totalmente mensurável e assim ter um retorno sobre o investimento significativo.

Tenha uma visão panorâmica do mercado e tenha e mente algumas questões, como:

  1. Qual o objetivo do seu negócio com essa campanha?
  2. Qual é o seu público-alvo ou persona? E o que eles procuram?
  3. Quais caminhos deve percorrer para atingir uma performance satisfatória?
  4. O que meus concorrentes estão anunciando?
  5. O que meus concorrentes estão oferecendo?

Você deve ter as respostas dessas questões na ponta da língua e, assim, você vai conseguir definir bem a sua estratégia de acordo com cada campanha. Preparei ainda 3 dicas que vão te ajudar na definição de estratégia. Veja abaixo:

  1. Não utilize palavras-chave genéricas, elas tendem a consumir muito o seu investimento e não irão aumentar a sua taxa de conversão.
  2. Tenha o Google Analytics como seu aliado e aproveite o máximo dessa ferramenta.
  3. Segmente, segmente, segmente. Isso mesmo, tenha um foco e segmentação, assim, além da campanha ficar mais organizada, será possível mensurar os resultados de um jeito mais prático e objetivo.

6- Tipos de CPC

Existem 3 tipos de CPC que você precisa compreender ao fazer uma campanha Adwords. CPC são os valores reais que você irá pagar por cada clique que seu anúncio irá receber através de uma palavra-chave.

Conheça agora os 3 tipos de CPC:

  1. CPC Máximo: É o valor máximo que você (anunciante) está disposto a pagar.
  2. CPC Médio: O valor é um resultado de uma soma do valor médio dos custos por clique. Exemplo rápido: Você tem dois anúncios, um custou 10 centavos o clique e ou outro 20 centavos o clique, o valor médio que será pago por clique é de 15 centavos.
  3. CPC Real: É o valor real a ser pago por cada clique e pode variar de acordo com o anúncio exibido, pois, a todo momento estão sendo feitos leilões.

7- Como funcionam os leilões do Google Adwords

Os leilões do Google Adwords são uma maneira justa de determinar uma competição dentro dos conceitos da publicidade online, no caso, o de links patrocinados.

Por isso, saiba que o Google não define aleatoriamente a exibição dos anúncios e nem divide essas impressões, os anúncios são exibidos de acordo com a sua qualidade e também quanto você está disposto a pagar para eles aparecerem.

Existe uma peculiaridade no Google Adwords, além dos valores definidos de CPC. O índice de qualidade de um anúncio é levado em conta para a sua exibição e mensurar a sua relevância, esse é um elemento chave para que o anúncio da sua campanha seja exibido no Google.

8- Índice de Qualidade

O índice de qualidade é uma avaliação feita pelo próprio Google, apresentando uma nota de 1 a 10.

É importante se atentar a isso ao criar uma campanha Adword. Essas notas são utilizadas para determinar se o seu anúncio, as palavras-chave selecionadas e a página de destino são relevantes para o usuário interessado naquele assunto.

Anúncios de melhor qualidade resultam em preços mais baixos e melhores posições de anúncio. Quanto maior a relevâncias dos anúncios e suas páginas de destino para o visitante, mais alto será o Índice de qualidade.

9- Refine sua campanha

Depois que você aprendeu as ações para criar a campanha de Google Adwords, agora é importante saber que é necessário refinar a campanha. Mesmo depois de criar a campanha e colocá-la no ar, o trabalho não estará finalizado.

Agora é hora de otimizar as ações, analisar a performance de campanha e refinar ainda mais os anúncios e as palavras-chave.

Pense sempre em otimizar o ROI de seus projetos digitais e entregar os resultados com o menor custo por clique possível. Claro, que dependendo do segmento da sua empresa, isso será mais difícil, porém, é importante refinar cada vez mais a sua campanha para apresentar um desempenho cada vez melhor.

10- Planeje com cuidado

O Google Adwords é uma excelente ferramenta para gerar negócios para sua empresa através da internet. Mas não tem como criar campanhas de Google Adwords sem atenção e cuidado.

Este artigo foi feito para você planejar, criar e otimizar a sua campanha de uma maneira correta, assim você conseguirá pensar na campanha como mais um canal de vendas da sua empresa e que pode apresentar resultados satisfatórios.

Por isso, se você pretende fazer uma campanha Adwords do jeito certo, e ter uma performance positiva, siga todas as dicas deste artigo!

Voltar